27 de out. de 2013

Prontos para o Exame?

Opa, chegamos ao tal final de semana de onde negros, brancos e índios estão a caminho de um exame; uma prova (Novo ENEM).  Exame este que tem o poder de habilitar tais pessoas para uma vaga no Ensino superior. A maior parte da população que estará presente vem buscando uma mudança de vida, em um sistema meritocrático. Que diz que podemos conseguir o que quisermos se trabalhar para tal fato. O que não é uma verdade. Porém a maior das sabotagens que podem ser feita com os filhos das classes populares é dizer que eles não vão conseguir.
Quem vê só um lado do mundo só sabe uma parte da história, uma parte da verdade. De onde eu venho vejo jovens  negros e brancos.  Negros trabalhadores guerreiros como os negros antigos, mas também vejo uns parados na esquina, parados no tempo, atrasado para historia. De onde eu venho vejo brancos trabalhadores, mas também vejo uns parados na esquina, parados no tempo, atrasado para historia.  O que cito aqui não é a diferença de cor e sim a escolha feita por cada integrante de uma raça e qual o resultado que gerou para si e o que fez pela sociedade e onde conseguiu chegar. Porem tem uma pergunta que fica no ar “Será que os portugueses pagaram suas contas quando retiraram suas caravelas e tropas do nosso território, será que os que os povos que aqui sofreram já foram ressarcidos?”.  

Voltando ao Novo ENEM, creio que este exame aponta para uma nova direção diminuindo um pouco as diferenças deixadas historicamente. Obvio que muito ainda há por fazer. É preciso perceber que o centro está em todo lugar e que na periferia de onde venho lá também é um centro. E também vejo cultura, inteligência, força e fé como todos os outros cantos da cidade. Gente se mobilizando para mudar a sua realidade. E se eles lá não fazem nada, faremos tudo daqui.  Rumo ao ENEM 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário